segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sem experiência? Veja como montar o primeiro currículo

Primeiro currículo (© Dreamstime)
O currículo é a primeira impressão que o recrutador vai ter de você. Por isso, é importante dedicar tempo para elaborá-lo com cuidado.
Mas o que fazer se você não tem experiência profissional? Basta focar na sua formação acadêmica, nos cursos complementares, como idiomas, e em suas habilidades.
Veja algumas dicas básicas do que, e como, colocar em seu primeiro currículo.
Primeiro currículo (© Dreamstime)
Inicie o currículo com seus dados pessoais. Coloque nome completo, idade, estado civil, endereço, contatos de telefone e endereço de e-mail.
Cuidado com e-mails engraçadinhos, como florzinha101@hotmail.com ou outros. “O e-mail deve ser para uso profissional, sem uso de números ou outras palavras. O ideal é ter o nome e o sobrenome”, afirma Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).

Primeiro currículo (© Dreamstime)
O campo “Objetivo” do currículo deve dizer para que vaga e área você quer concorrer.
Tome o cuidado de mantê-lo sempre atualizado. O que vale para a vaga em uma empresa pode não servir para outra.

Primeiro currículo (© Dreamstime)
Mencione suas habilidades, como conhecimento em pacote Microsoft Office ou outros programas. Se tiver feito algum curso, pode colocar aqui ou na área de atividades complementares. Indique aqui também prêmios que já ganhou.
Não há consenso sobre a necessidade de mencionar características pessoais, como organização e pontualidade. Segundo Rafaela, no entanto, é possível colocar descrições de maneira bastante sucinta, somente se puder comprová-las.

Primeiro currículo (© Dreamstime)
Segundo Rafaela Gonçalves, a formação acadêmica é o maior foco do currículo quando não se tem experiência profissional.
Cite na primeira o curso e a instituição de ensino que está cursando. Coloque também o período e a previsão de conclusão.

Primeiro currículo (© Dreamstime)
Em seguida, dê destaque a algumas atividades que já realizou, como cursos extracurriculares, intercâmbios ou trabalho voluntário – do mais recente para o mais antigo. Mas coloque somente aquilo que pode ser diferencial para a vaga específica.
Se você participou de organizações estudantis, por exemplo, vale acrescentar, desde que possa justificar que essas funções agregaram habilidades
 
Primeiro currículo (© Dreamstime)
Para jovens sem experiência, o idioma pode ser um diferencial. Mencione a língua que fala e o nível de fluência. Sempre aja honestamente: o entrevistador pode querer testar seus conhecimentos. “Se ele colocou alguma coisa no currículo e isso não se sustenta, conta negativamente para ele.”
Se tiver feito um curso de idiomas fora do país, informe nesta seção, ou como atividade complementar. Identifique o período cursado e o local.

Primeiro currículo (© Dreamstime)
Use uma fonte comum, como Arial, Times New Roman ou Calibri, letra 12 e espaçamento 1,5, na cor preta.
A formatação em tópicos serve para separar assuntos, mas não exagere. “O tópico cria quebra de tempo e mais paginas”, explica Rafaela. Você pode escrever frases curtas e objetivas para descrições de atividades, por exemplo.
Verifique o tipo de empresa antes de tentar criar um currículo com uma diagramação diferente. “Tem que pensar em como a organização vai ver o candidato”, afirma Rafaela. Algumas empresas podem valorizar um currículo diferente e moderno; outras preferem algo mais simples e objetivo.

Primeiro currículo (© Dreamstime)
Normalmente para as pessoas sem experiência profissional, uma página é suficiente. “Se colocar muita coisa, o selecionador vai ficar cansado de ler”, afirma Rafaela.
Outro fator importante é usar uma linguagem clara e objetiva, sem vocabulário excessivamente formal.

Primeiro currículo (© Dreamstime)
Cuidado com erros ortográficos ou gramaticais. Eles pesam negativamente, assim como um currículo com rasuras. Portanto, revise sempre com bastante atenção.
Se possível, é interessante pedir para alguém conferir o documento para revisar e dar opiniões.

0 comentários:

Postar um comentário