segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Britânico viciado em promoções já ganhou iate, viagens e cavalo


Martin Dove ainda visita lojas e lê rótulos em busca de promoções e concursos (Foto: BBC) 
Martin Dove ainda visita lojas e lê rótulos em busca
de promoções e concursos (Foto: BBC)
O professor aposentado Martin Dove é considerado uma lenda entre seus amigos, na cidade britânica de Scarborough. Ele é um "comper" - termo em inglês para pessoas que participam quase que de forma profissional de concursos e promoções.
Desde que começou a fazer isso, no início dos anos 1970, ele já ganhou valiosos prêmios, como um iate e um cavalo de corrida. A aliança que deu à sua esposa também foi ganha em uma competição.
O professor aposentado também já conheceu diversas cidades do mundo, como Amsterdã, Paris, Londres e Nova York - tudo patrocinado por marcas de produtos.
Dove é autor de livros com sugestões para aqueles que querem seguir a mesma 'carreira'.
Moda antiga
Ele ainda é um "comper" à moda antiga. Ao contrário da nova geração, ele não fica apenas vasculhando a internet em busca de promoções e concursos, e continua recorrendo a fontes mais tradicionais, como caixas de cereais e de salgadinhos.
"Hoje em dia é muito mais fácil entrar em concursos do que antigamente. Antes eu poderia passar duas semanas pensando em um slogan perfeito para ganhar um concurso, hoje em dia só é preciso clicar, clicar, clicar. Em 20 minutos é possível participar de 30 competições", disse Dove à BBC.
Mas a internet está mudando a rotina de "compers" à moda antiga como ele.
"Antes eu conseguia encontrar concursos em tudo que é lugar - padarias, farmácias, mercearias. Hoje em dia eles desapareceram desses lugares. A internet tomou conta das nossas vidas."
Outra coisa que mudou foi o formato das competições. Dove conta que antigamente elas exigiam algum tipo de técnica - geralmente criatividade para elaboração de slogans. Foi assim que ele conquistou a maioria de seus prêmios.
Com a internet, muitos prêmios são decididos por sorteio - já que o número de participantes aumentou muito.
"Em muitos concursos, a probabilidade de ganhar pode ser uma em um milhão."
Mas Dove mantém o otimismo, e revela que - para ganhar grandes prêmios - é preciso ter um espírito competitivo em todos os concursos, mesmo nos que oferecem brindes menores. O importante é estar constantemente aperfeiçoando suas técnicas.
"Teve um ano inteiro em que a única coisa que eu ganhei foi uma caixa de chocolates. E eu devo ter entrado em mil concursos, dedicando centenas de horas, apenas por uma caixa de chocolates no final do ano", conta Dove.
"Algumas pessoas perguntam: 'para que tudo isso?' Por quê? Porque no ano seguinte eu consegui ganhar um iate."
A esposa de Martin Dove, Katy, conta que o marido gosta de competir, e muitas vezes ignora o prêmio. Um dos brindes mais estranhos que ele já conquistou virou uma piada do casal - uma horrenda estátua de anão de jardim no formato da cantora Mel B, a "Scary Spice" do conjunto Spice Girls.

0 comentários:

Postar um comentário