Ranking das 18h mostra lojas com mais queixas no Reclame Aqui (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)
Embora as lojas do grupo B2W (Americanas.com e Submarino) estejam presentes na lista das cinco mais reclamadas, o rosto do personagem do Reclame Aqui ainda está sorrindo.
"Americanas.com e Submarino têm, ambos, reputação ótima, com índice de solução de casos de 91% e 89,1%, respectivamente", informa o ranking oficial do Reclame Aqui.
Os líderes de reclamações nas três primeiras colocações (Extra, Ponto Frio e Casas Bahia) têm reputação regular no site, de acordo com a avaliação dos consumidores cadastrados no Reclame Aqui, o grupo tem cerca de 75% de casos solucionados nos últimos 12 meses.
Total de queixas contra Extra e Ponto Frio vale por cinco
Às 14 horas de Black Friday Brasil 2013, as duas empresas que lideram o ranking de reclamações somaram 604 queixas. O Extra continua liderando seguido pelo Ponto Frio.
Para se ter uma dimensão do volume de reclamações contra as duas lojas, o total de queixas sobre os sites do Extra e do Ponto Frio é maior do que as cinco outras empresas abaixo delas no ranking juntas. A Submarino ultrapassou a Americanas, do mesmo grupo.
Veja o top 10 das lojas mais reclamadas até às 18h min:
Lojas Extra.com.br | Quantidade de reclamações 891 |
Ponto Frio Loja Virtual | 721 |
Submarino | 1137 |
Americanas.com | 1070 |
Casas Bahia Loja Virtual | 318 |
Walmart Loja Virtual | 301 |
Centauro Loja Virtual | 154 |
Saraiva | 79 |
Magazine Luiza Loja Virtual e Televendas | 117 |
Fast Shop | 51 |
No total, as dez empresas mais reclamadas somam mais de 4,4 mil reclamações até às 17h. As queixas incluem reclamações no site Reclame Aqui e no sistema RA Chat, de bate-papo.
No chat, as empresas têm a oportunidade de orientar os clientes antes que eles formalizem uma queixa no Reclame Aqui. Porém, as mensagens são adicionadas à contagem geral.
Uma reclamação a cada 25 segundos
Nas seis primeiras horas, o Reclame Aqui calculou uma média de uma nova queixa registrada a cada 25 segundos, que se mantém. Se forem contados os atendimentos feitos também pelo bate-papo online do site de reclamações, houve um novo protesto a cada dez segundos.
Ainda de acordo com o site, as queixas mais comuns na madrugada foram diferenças de preço no momento de fechar a compra, "sumiço" de descontos e problemas também na geração de boletos. Denúncias de maquiagem de preço também estão sendo frequentes.
Logo após a meia-noite, quando começou de fato a Black Friday nas lojas parceiras do Busca Descontos no site BlackFriday.com.br, vários sites de e-commerce saíram do ar ou travaram, e os problemas de acesso aos links de compra estavam no topo das reclamações.
Os sites da Americanas.com e Submarino ficaram fora do ar no início da madrugada e entraram em modo de espera, como uma espécie de "fila virtual" para conter os acessos.
Em nota, o grupo B2W que administra as lojas Americanas.com e Submarino disse que as ofertas - que estariam encerradas pouco antes da meia-noite desta sexta-feira - serão prorrogadas para que todos possam aproveitar os peços baixos da Black Friday Brasil 2013. Os valores anunciados hoje serão válidos até o meio-dia deste sábado.
0 comentários:
Postar um comentário