sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Black Friday: lojas batem recordes e somam milhares de reclamações

A Black Friday Brasil 2013 já soma milhares de reclamações no site Reclame Aqui, parceiro do Busca Descontos no evento de e-commerce. Só nas seis primeiras horas de vendas, as três primeiras colocadas no ranking de reclamações já bateram os próprios recordes de queixas diárias. As lojas Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas e Submarino lideram a lista e somaram juntas 4,2 mil protestos até às 18h desta sexta-feira (29); o número não para de crescer.
Ranking das 18h mostra lojas com mais queixas no Reclame Aqui (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)Ranking das 18h mostra lojas com mais queixas no Reclame Aqui (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)

Embora as lojas do grupo B2W (Americanas.com e Submarino) estejam presentes na lista das cinco mais reclamadas, o rosto do personagem do Reclame Aqui ainda está sorrindo. 

"Americanas.com e Submarino têm, ambos, reputação ótima, com índice de solução de casos de 91% e 89,1%, respectivamente", informa o ranking oficial do Reclame Aqui.

Os líderes de reclamações nas três primeiras colocações (Extra, Ponto Frio e Casas Bahia) têm reputação regular no site, de acordo com a avaliação dos consumidores cadastrados no Reclame Aqui, o grupo tem cerca de 75% de casos solucionados nos últimos 12 meses.
Total de queixas contra Extra e Ponto Frio vale por cinco
Às 14 horas de Black Friday Brasil 2013, as duas empresas que lideram o ranking de reclamações somaram 604 queixas. O Extra continua liderando seguido pelo Ponto Frio.
Para se ter uma dimensão do volume de reclamações contra as duas lojas, o total de queixas sobre os sites do Extra e do Ponto Frio é maior do que as cinco outras empresas abaixo delas no ranking juntas. A Submarino ultrapassou a Americanas, do mesmo grupo.
Veja o top 10 das lojas mais reclamadas até às 18h min:
Lojas 

Extra.com.br  
Quantidade de reclamações

891
Ponto Frio Loja Virtual 721
Submarino1137
Americanas.com 1070
Casas Bahia Loja Virtual318
Walmart Loja Virtual301
Centauro Loja Virtual 154
Saraiva79
Magazine Luiza Loja Virtual e Televendas117
Fast Shop51
* Embora Sumarino e Americanas somem mais de mil reclamações, seguem em terceiro e quarto por que têm menos queixas formais no site do Reclame Aqui. O número maior é de queixas no bate-papo. O contário acontece com Saraiva e Fast Shop, com mais queixas formais no site.
No total, as dez empresas mais reclamadas somam mais de 4,4 mil reclamações até às 17h. As queixas incluem reclamações no site Reclame Aqui e no sistema RA Chat, de bate-papo.
No chat, as empresas têm a oportunidade de orientar os clientes antes que eles formalizem uma queixa no Reclame Aqui. Porém, as mensagens são adicionadas à contagem geral.

Uma reclamação a cada 25 segundos
Nas seis primeiras horas, o Reclame Aqui calculou uma média de uma nova queixa registrada a cada 25 segundos, que se mantém. Se forem contados os atendimentos feitos também pelo bate-papo online do site de reclamações, houve um novo protesto a cada dez segundos.

Ainda de acordo com o site, as queixas mais comuns na madrugada foram diferenças de preço no momento de fechar a compra, "sumiço" de descontos e problemas também na geração de boletos. Denúncias de maquiagem de preço também estão sendo frequentes.
Logo após a meia-noite, quando começou de fato a Black Friday nas lojas parceiras do Busca Descontos no site BlackFriday.com.br, vários sites de e-commerce saíram do ar ou travaram, e os problemas de acesso aos links de compra estavam no topo das reclamações.
Os sites da Americanas.com e Submarino ficaram fora do ar no início da madrugada e entraram em modo de espera, como uma espécie de "fila virtual" para conter os acessos.
Em nota, o grupo B2W que administra as lojas Americanas.com e Submarino disse que as ofertas - que estariam encerradas pouco antes da meia-noite desta sexta-feira - serão prorrogadas para que todos possam aproveitar os peços baixos da Black Friday Brasil 2013. Os valores anunciados hoje serão válidos até o meio-dia deste sábado.

0 comentários:

Postar um comentário