Fonte da imagem: Shutterstock
Se você é do tipo que se cuida e gosta de estar sempre na linha, então, é bem provável que você conheça e até tenha seguido alguma das muitas dietas da moda que existem por aí, como é o caso da dieta paleolítica, a Dukan, a da proteína e a do índice glicêmico, por exemplo. Mas, quais desses regimes realmente são eficazes?
E mais: apesar de todas as semanas surgirem novos métodos milagrosos para ajudar as pessoas na perda de peso, quais deles são saudáveis e seguros ao mesmo tempo em que oferecem os resultados prometidos?
As melhores
Para descobrir quais são as melhores dietas entre as centenas que existem, o pessoal do US News & World Report reuniu um grupo de especialistas — formado por nutricionistas, especialistas em obesidade e doenças como o diabetes e problemas cardíacos, além de psicólogos — para julgar uma lista de dietas famosas, que distribuíram notas baseados em uma escala de 0 a 5 pontos.Os regimes foram avaliados em várias categorias — facilidade de seguir, habilidade de produzir resultados em curto e longo prazo, aspecto nutricional, segurança e potencial em prevenir e ajudar no controle de determinadas doenças —, e os especialistas ainda incluíram suas opiniões profissionais e até dicas relevantes sobre os planos. No total, 32 dietas foram examinadas, e você pode conferir quais foram as cinco que se saíram melhor a seguir:
1ª colocada: Dieta Dash
Nota: 4,1.
A dieta está baseada no consumo de alimentos que todo mundo está careca de saber que fazem bem — como frutas, hortaliças, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras —, e na redução no uso do sal e de itens pouco saudáveis, como carne vermelha, doces e produtos recheados de calorias e gordura.
2ª colocada: Dieta TLC
Nota: 4.
Para quem quer perder peso, o total de calorias diárias não deve ser maior que 1600 para os homens e 1200 para as mulheres. Além disso, o programa também inclui o aumento no consumo de alimentos ricos em fibras — como hortaliças, frutas, grãos integrais, laticínios com baixo teor ou sem gordura, peixes e aves sem pele — e, se após algumas semanas os níveis de colesterol não melhorarem, a ingestão de proteínas solúveis pode ser recomendada.
3ª colocada: Dieta da Clínica Mayo
Nota: 3,9.
Exemplos dessas estratégias são o corte no consumo de doces e a ingestão de frutas, hortaliças e outros alimentos saudáveis. Nada é completamente proibido, e quem segue este regime vai aprendendo aos poucos qual a quantidade de cada alimento e quantas calorias diárias são necessárias para ajudar no emagrecimento ou manter o peso.
Assim, a segunda etapa consiste em desenvolver e adotar um plano alimentar pessoal que seja ideal e possa ser seguido durante toda a vida.
4ª colocada: Dieta Mediterrânea
Nota: 3,9.
Além disso, o objetivo é reduzir a ingestão de produtos industrializados, ricos em gordura e açúcar, carnes vermelhas e gorduras de origem animal, e adotar um estilo de vida mais ativo.
5ª colocada: Vigilantes do Peso
Nota: 3,9.
Os pontos são calculados com base na idade, sexo, peso e altura de cada um, e é possível encontrar listas com os valores de mais de 40 mil alimentos para consulta. Comidas processadas, evidentemente, têm a pontuação mais baixa, enquanto que a maioria dos vegetais e frutas frescas não contam pontos. Já os sucos naturais, frutos secos e vegetais ricos em amido contam mais pontos, pois têm mais calorias.
Assim, com este método bem flexível, as pessoas vão aprendendo a fazer escolhas mais saudáveis e a administrar melhor o consumo dos alimentos mais ricos em calorias, substituindo e incorporando itens ao cardápio de acordo com o gosto pessoal.
***
Conforme mencionamos acima, a equipe de profissionais que participou da avaliação examinou um total de 32 ditas. Só para título de informação, as cinco que se saíram pior foram a dieta ácido-alcalina (nota 2,6), a do fast food (nota 2,5), a Atkins — ou da proteína, com uma nota 2,3 —, a dos alimentos crus (nota 2,3) e, empatadas como as piores estão a Dukan (nota 2) e a dieta paleolítica (nota 2).Caso você tenha se interessado em seguir alguma das dietas que listamos nesta matéria, sugerimos que você converse com um médico ou nutricionista para que esse profissional o ajude a escolher o melhor regime para você.
0 comentários:
Postar um comentário