terça-feira, 27 de maio de 2014

Salvador não tem todas as placas de sinalização para Copa do Mundo


Mais de mil novas placas devem ser instaladas em Salvador para orientar os turistas sobre os caminhos que levam aos pontos turísticos e à Arena Fonte Nova durante a Copa do Mundo. A cidade deve receber cerca de 300 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros no Mundial.
De acordo com informações da Transalvador, as primeiras placas temporárias começaram a ser instaladas em alguns pontos da orla durante a madrugada deste sábado (24).
Na saída do aeroporto de Salvador e por todos os 18km da Avenida Paralela, as placas em três idiomas que ainda podiam ser vistas, durante a semana, indicando o trajeto até a Arena Fonte Nova eram aquelas colocadas para a Copa das Confederações, no ano passado. Na região do Iguatemi, a situação se repete. Na Avenida Bonocô, as placas antigas também ainda são as únicas referências para se chegar à Arena Fonte Nova.
Na Avenida Octávio Mangabeira, orla de Salvador, placas indicativas estão apagadas e o auxílio que o motorista encontra para chegar ao estádio são, também, as placas da Copa das Confederações.
"Eu senti falta muito do apontamento das regiões. Onde é o Pelourinho, onde ficam as ladeiras. Senti falta dessas informações", opinou o turista de Minas Gerais Emerson Pereira.
"Pela sinalização que eu vi, é complicado. Tem que parar para pedir informação", diz o turista de São Paulo, Marcelo Gonçalves.
Desde 2012, a Fifa, junto com o Governo Federal, definiu o padrão das placas que deveriam ter sido instaladas na cidade. O trabalho tinha que ter começado no dia 12 de maio. O projeto total de sinalização da capital baiana feito pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura, vai custar mais de R$ 10 milhões. Do montante, R$ 3,5 milhões foram repassados pelo Ministério do Turismo.
De acordo com o projeto, mais de 2.250 placas devem ser instaladas em regiões da cidade - nem todas no período da Copa. A prefeitura tem a responsabilidade de colocar 574 placas fixas em três regiões da cidade, e ainda 60 temporárias. As placas temporárias não fazem parte do projeto, mas devem ser as únicas instaladas até a Copa do Mundo.
"Nós já estamos reformando as placas de alguns pórticos da cidade, placas que já estão com idade útil vencida. Essas placas, junto com as da Fifa, foram as que tiveram prioridade de confecção, de produção", afirma Marcelo Correio, gerente da Transalvador.
Já ao Governo do Estado cabe a instalação de mais de 1.670 placas, mas até a Copa do Mundo, a previsão é instalar 1.027 em três das oito regiões projetadas.
"Sei que nós estamos precisando de uma sinalização mais perfeita e parte dessa sinalização já estará pronta para a Copa, principalmente no Centro Histórico, Pelourinho, adjacências. Alguma coisa disso aí já estará pronto", espera o secretário de Turismo da Bahia, Pedro Galvão.

0 comentários:

Postar um comentário