sábado, 7 de junho de 2014

Após reunião, prazo para desmontar tendas em Itapuã vai para 12 de julho


Acarajé Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)
Baianas de acarajé e comerciantes de Itapuã serão
relocados no bairro para obras revitallização no
local. (Foto: Lílian Marques/ G1)
O prazo para a desmontagem das estruturas dos comerciantes que atuam na orla de Itapuã foi prorrogado para o dia 12 de julho após reunião entre prefeitura e comerciantes realizadas nesta sexta-feira (6), em Salvador. O prazo inicial seria de 10 dias a partir da quinta-feira (5).
A orla do bairro vai passar por obras de requalificação e, de acordo com a prefeitura, não tem como fazer a reforma com os comerciantes no local.
Até 12 de julho, as obras irão se concentrar do restaurante Habib's até a Sereia de Itapuã, sem atingir o largo das baianas. Ao chegar no largo, será necessária a relocação dos comerciantes para espaços provisórios até o final das intervenções, previstas para durar seis meses.
Ainda assim, a preocupação dos comerciantes é em relação ao local onde serão instalados durante a realização das obras. "Vai ser ótimo para a gente porque estamos precisando de uma reforma total. O que estou reclamando é, até terminar, onde vou ficar? Parada eu não posso ficar. Se tivesse outro ponto, nem ligaria, mas esse é meu único ganha pão. Agora que vai prorrogar, fiquei mais tranquila", diz Tânia Maria de Jesus Santos, baiana que trabalha no espaço há 44 anos.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informa que vai receber os comerciantes e baianas para definir locais adequados para realização da atividade. Em nota, a secretária Rosemma Maluf explica que todos serão contemplados conforme as  licenças concedidas pelo órgão. “São 15 comerciantes entre baianas de acarajé, vendedores de tapioca, bebidas e outros gêneros, e cada caso vai ser avaliado individualmente. Cada um poderá exercer a atividade prevista na licença em local acordado com o órgão para permitir o ordenamento do comércio no bairro”.
Segundo a prefeitura, o projeto prevê espaços exclusivos para baianas de acarajé, no mesmo largo onde já atuam, com estrutura necessária para o comércio do quitute. As obras vão custar cerca de R$ 9,3 milhões em investimentos, recursos do município. Será requalificado um trecho de cerca de 30 mil m², partindo da Sereia até o Largo.

0 comentários:

Postar um comentário